Fim do Defeso do Camarão tem Cerimônia “Barcos ao Mar” em Caraguatatuba


Com o fim do Defeso do Camarão, no dia 31 de maio, neste domingo (28), a partir das 9h, no Entreposto do Camaroeiro, será realizada a 20ª Cerimônia ‘Barcos ao Mar’. Neste evento, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá, de onde retornam para a benção das embarcações, na ocasião, feita pelo padre João Marcos da Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Em seguida, haverá a procissão terrestre, novamente com os fieis carregando o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda Municipal Carlos Gomes acompanha todo o cortejo a pé.

Este ano, a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro homenageia o pescador Ivens Roberto de Assis, 45 anos, sendo que desde os 12 se dedica à profissão.

Este evento abre a pesca do camarão e antecede o 20 ºFestival do Camarão que este ano será realizado entre os dias 12 e 16 julho na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba. A festa terá Barracas de Gastronomia, Rota do Cambuci, Casa da Farinha, Shows ao vivo, Casa Caiçara e artesanato identitário.

O “Barcos ao Mar” é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações (12) 3897.5660 ou no site www.fundacc.sp.gov.br.

FONTE. FUNDACC

ACESSE O SITE  WWW.CARAGUAONLINE.COM



Comentários